Detalhe

Cadeira 09

Carlos Mendes Fontes Neto

1ºOcupante

Nasceu em Maringá, em 14 de julho de 1956, filho de Carlos Mendes Fontes Filho e Elizabeth Ana Fontes. É casado com a professora e escritora Luísa Cristina dos Santos Fontes. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Planeamento e Projecto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. É cidadão honorário de Ponta Grossa, desde 2016.

Foi membro-fundador do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, de 2000 a 2002. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, de 2009 a 2011. Recebeu o Mérito Cultural Ribas Silveira, em 2011. Membro efetivo “ad honorem” do Centro Cultural Prof. Faris Michaele desde 1994, do qual foi presidente no período de 1999/2001, membro fundador da Associação Germânica dos Campos Gerais, ocupando a presidência por três vezes. Desde 2022, é membro do Observatório da Cultura Paranaense, compondo o Conselho Curativo, Editorial e de Eventos.

Tem inúmeras colunas publicadas no jornal Diário dos Campos e Jornal da Manhã, foi colunista da Revista Anamnese no período 2012/2014, publicada pela Editora Estúdio Texto, da qual integra o conselho editorial.

Escritor, fotógrafo amador, artista plástico e ilustrador. Também pesquisador e estudioso da acessibilidade e qualidade do espaço urbano.

Publicações acadêmicas: The Influence of Work Organization in the Correct Postures Maintenance in Civil Construction Tasks no XIV Congresso Tri-Anual da Associação Ergonômica Internacional e Sociedade de Ergonomia e Fatores Humanos (San Diego, Estados Unidos). Cargas e Solicitações Inerentes às Tarefas Avulsas na Construção Civil (Publicatio UEPG, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias), O Transporte Urbano e a Qualidade de Vida na Cidade (Revista Anamnese), A Cidade e a Acessibilidade (Revista Anamnese), A Cidade e a Inacessibilidade (Revista Anamnese), Dispositivos Públicos no Espaço Urbano Frente ao Crescente Envelhecimento Populacional, depositado na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal.

Participação em publicações: teve quatro crônicas selecionadas para o projeto Crônicas dos Campos Gerais da ALCG, tendo já publicado nos dois volumes lançados.

Ilustrou Os Campos Gerais, uma outra história (Editora Palotti, 2007), Imagens dos Campos Gerais (Associação dos Municípios dos Campos Gerais, 2014), Chaves do Patrimônio (Editora UEPG, 2014), As janelas de Leonilda: trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus (Fecomércio-PR, 2022), Memorial do Bicentenário de Ponta Grossa e Jaguariaíva (Fecomércio-PR, 2023), Manual dos Símbolos de Ponta Grossa (ed. Do autor, 2023) e Frontões e Gabletes Ponta-grossenses (ed. Do autor, 2024) e Origem das Ruas de Ponta Grossa (ed. Do autor, 2024).

Desde 2019, é organizador da coluna Sherlock Holmes Cultura no jornal Diário dos Campos, tendo sido co-fundador do grupo em 2014. Tomou posse na cadeira 9 da ALCG em 20 de março de 2023, e desenvolveu o projeto comemorativo do Centenário de Leonilda Hilgenberg Justus. Propôs o “Roteiro dos Escritores no Cemitério Municipal São José” e a criação do “Centro de Memória da Academia de Letras dos Campos Gerais” com início do “Acervo Documental e Fotográfico” anexo à Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke.
 

x