Detalhe

Cadeira 23

Esméria de Lourdes Saveli

2ºOcupante

Nasci em uma manhã de terça-feira, dia 8 de novembro de 1949, em Francisco Sá, pequena cidade, situada no norte de Minas Gerais. Quando tinha dois anos, meus pais vieram residir no Paraná, na cidade de Jandaia do Sul. Ali cresci, fiz a escola primária, o ginásio e o magistério. Em 1971, vim residir em Ponta Grossa. Aqui, iniciei a minha carreira profissional e acadêmica.

A primeira classe que assumi foi uma quarta série em uma escola municipal na Vila São Francisco. No ano de 1973, fui convidada a compor a equipe pedagógica do município. Atuei por mais de dez anos na educação básica pública e privada como professora alfabetizadora e/ou coordenadora pedagógica. Fui docente do curso de Formação de Docentes, no Colégio Sagrada Família, com as disciplinas de Metodologia da Alfabetização, Literatura Infantil e Didática da Matemática; fui sócia-proprietária da Escola Desafio, onde atuei como docente e coordenadora da área de Língua Portuguesa. Participei, de 1993 a 1997, na implantação do projeto pedagógico do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC).

A carreira acadêmica foi desenvolvida em paralelo à profissional. Graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (1977), Supervisão Escolar (1985), graduação em Letras (1991) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação (2001) pela UNICAMP. Professora Associada da UEPG, atuei nos cursos de Pedagogia e Letras e no programa de mestrado em Educação. Nesse espaço acadêmico, desenvolvi e orientei pesquisas sobre políticas educacionais e sua materialidade nas práticas pedagógicas cotidianas da escola básica; coordenei o Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Básica (GEPEB). No período de 1998-1999, realizei estágio na Association Française pour la Lecture (AFL/Paris) como pesquisadora da área de leitura, na equipe do renomado pesquisador francês Jean Foucambert. Estive como Secretária da Educação do município de Ponta Grossa na gestão 2001-2004, período em que foi reorganizada a estrutura escolar da rede municipal, em ciclos de aprendizagem, ampliando para cinco os anos iniciais do Ensino Fundamental. Na mesma gestão, foram implantados os Centros de Educação Infantil, política que alterou a forma de atendimento da educação infantil pública. Até então, predominava o sistema de creche, vinculado ao serviço de assistência social. O trabalho, na gestão pública, não se restringiu apenas a uma nova organização da educação básica, mas a um investimento substancioso na formação dos professores, reorganização das instituições escolares, na parte metodológica e na infraestrutura dos prédios e espaços internos dos ambientes educativos. Essa ação contribuiu para fortalecer a formação dos professores. A organização dos espaços de leitura nas unidades escolares foi impactada pelo novo formato da Feira do Livro, realizada nos anos de 2002–2004. No biênio 2006–2007, estive à frente da coordenação do mestrado em Educação da UEPG e, no período de 2010–2012, na coordenação do curso de Pedagogia. No período de 2013–2020, como dirigente municipal de Educação, foi implantada a Escola de Tempo Integral e consolidadas as políticas voltadas para a Educação Infantil. Nesse período, foi realizado o Congresso de Educação.

Meu trabalho como docente, gestora e pesquisadora sempre esteve vinculado às teorias e práticas metodológicas de alfabetização, leitura e políticas educacionais voltadas para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
 

x