Detalhe

Cadeira 26

José Hoffmann

Patrono

José Hoffmann nasceu na cidade de Ponta Grossa, em 21 de julho de 1904 e faleceu aos 18 de março de 1969. Filho de João Hoffmann e Ana Luíza Hoffmann, destacados comerciantes, descendentes de russos-alemães que, em 1878, imigraram para o Paraná. “Juca Hoffmann”, como era mais conhecido, frequentou as primeiras letras no Colégio Sant’Ana, depois no Instituto João Cândido, fazendo o curso intermediário no Colégio São Luiz. Sem completar a Universidade, foi notável autodidata, dedicando-se ao estudo de economia, direito e política, o que, ao lado de sua viva inteligência, fê-lo um dos mais brilhantes homens de imprensa da terra pitangui. Dono de uma grande biblioteca, lia muito e escrevia num estilo fluente e não raras vezes agressivo. Adquiriu o jornal Diário do Paraná de Elizeu de Campos Mello e dele, durante mais de três décadas, fez sua tribuna, promovendo memoráveis campanhas em prol da valorização da cidade. Foi Vereador, Deputado Estadual e Prefeito Municipal por duas vezes. Líder carismático entre a classe menos favorecida, realizou importantes obras em favor do município, avultando a implantação das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, Odontologia, Farmácia e Bioquímica, Direito, o que encetou ao lado de outros líderes de valor. Na área da imprensa, porém, destacou-se com real brilho, escrevendo editoriais de profundidade e cobrindo acontecimentos históricos de marcada importância no século XX, como a Revolução Getulista e o Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial e a redemocratização do país.

Legendas das imagens


1. José Hoffmann, conhecido como Juca Hoffmann, jornalista, ao lado de Getúlio Vargas. Fotografia do livro “Das Colinas do Pitangui” de autoria de Josué Corrêa Fernandes (2003), pag. 455, sem data e sem autoria. Acervo da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke da Academia de Letras dos Campos Gerais.
2. Jornal “Diário dos Campos”, edição de 22 de novembro de 1939 cujo diretor e proprietário, na época, era José Hoffmann. Acervo Casa da Memória Paraná, fotografia tirada por Carlos M. Fontes Neto em 6/02/2022.
3. Escola Municipal Pref. José Hoffmann, situada na Rua Felix Pacheco 262, Vila Claudionora – Ponta Grossa. Fotografia de Luísa Cristina dos Santos Fontes tirada em 18/02/2021.
4. Fotografia da família de João Hoffmann, pai de Juca Hoffmann, com parte dos 17 filhos, sem data (Family Search).
5. Placa da inauguração por Juca Hoffmann da Praça Getúlio Vargas, Nova Rússia, em 2/10/1958, quando também foi inaugurado o zoológico. Fotografia de Carlos M. Fontes Neto tirada em 25 de fevereiro de 2020. Obs.: a placa desapareceu em 2021.
6 e 10. Retrato de José Hoffmann, sem data. Acervo Foto Elite.
7. Placa do jazigo do jazigo da família Prefeito José Hoffmann no Cemitério Municipal São José. Fotografia tirada por Carlos M. Fontes Neto em 01/11/2023.
8. Fotografia da Praça Getúlio Vargas, recém-inaugurada na gestão pref. José Hoffmann, tirada por Nestor Holzmann em 1959, com o monumento à cuia de chimarrão. Acervo de Carlos Mendes Fontes Neto.
9.  Propaganda política para Deputado Estadual, na capa do jornal “Diário dos Campos”, edição de 7 de janeiro de 1947. Acervo Museu Campos Gerais.
 

x