
Cadeira 27
2ºOcupante
Nasci em Ponta Grossa, no dia 30 de agosto de 1975, filho de Jonas Izidoro Schafranski, engenheiro civil, de saudosa memória, formado pela Universidade Federal do Paraná e de Márcia Derbli Schafranski, professora universitária aposentada, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou eternamente grato aos meus pais, pois sempre os tive como referência de vida e alicerces da minha trajetória pessoal e profissional.
Aos cinco anos de idade, iniciei meus estudos no Colégio Girassol e lá permaneci, até o fim do segundo grau, quando esse colégio já se denominava Master. Aos dezessete anos de idade, prestei vestibular para o curso de Direito na Universidade Federal do Paraná e para o curso de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Aprovado por ambas as instituições, em 1993, comecei a cursá-los concomitantemente, mas, no decorrer de alguns meses, percebi que a minha real vocação estava direcionada à Medicina, na qual obtive o meu diploma em 1998.
No sentido de aprimorar a minha formação acadêmica, desde logo, busquei um contato mais próximo com a realidade da profissão, tendo estagiado em vários hospitais de Curitiba: Maternidade Nossa Senhora de Fátima (1994), Hospital Erasto Gaertner (1994–1998), Hospital Cajuru (1995) e na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia (1996–1998).
Eram muitas as possibilidades para escolher uma especialidade, mas, no 5º ano do curso, inspirado pelo emérito professor e excelente profissional Dr. João Manuel Cardoso Martins, optei pela reumatologia, tendo feito residência médica em Medicina Interna (1999–2000) e Reumatologia (2001–2002) pela Universidade Federal do Paraná.
Em 2002 realizei estágio no North Shore University Hospital, New York University (NYU); em 2004 conclui o mestrado pela Universidade Federal do Paraná e, em 2008, conclui o doutorado por essa mesma instituição.
Desde o término da residência, atuo como médico e, em 2009, passei a fazer parte do corpo docente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa, implementado nesse mesmo ano. Em 2010, tive a honra de ser agraciado com o título de Cidadão Benemérito da cidade de Ponta Grossa, o qual causou muito orgulho a mim e aos meus familiares.
Atualmente, além de lecionar no curso de graduação em Medicina da UEPG, sou professor de pós-graduação (mestrado em Ciências da Saúde) nessa mesma instituição. Além disso, sou membro do corpo editorial da Revista Publicatio UEPG (Ciências Biológicas e da Saúde) e da Revista Brasileira de Medicina Interna.
Nesses anos dedicados ao exercício profissional e à vida acadêmica, escrevi dezenas de artigos para revistas nacionais e internacionais, principalmente nas áreas de Imunologia e de Clínica Médica.
Além disso, sou autor dos livros: Medicina: fragilidades de um modelo ainda imperfeito, publicado em 2011 pela Editora Schoba; Medicina da Felicidade, publicado em 2012 pela Editora Matrix; O Mínimo – 15 breves capítulos para entender os fundamentos da Bioestatística, publicado em 2014 pela Editora UEPG e Ensaio sobre a Consulta Médica, publicado em 2021 pela Texto e Contexto Editora.
Coroando a minha trajetória acadêmica, com muita honra, fui escolhido para tomar parte da Academia de Letras dos Campos Gerais, sendo empossado no dia 20 de março de 2023 na Cadeira 27, fundada por Idalina Bueno de Magalhães e previamente ocupada pelo escritor e professor Odenir Follador, que com plena maestria e dedicação cumpriu a sua notável missão.